Agência Panafricana de Notícias

Partido islamita denuncia detenção de proprietários fundiários no sul da Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A Mobilização Nacional para a Reforma e Desenvolvimento (RNRD-Tawassoul, oposição islamita) denuncia a detenção “abusiva “ e o encarceramento de proprietários fundiários no departamento de Boghé (vale do rio Senegal), no sul do país, exigindo a sua libertação, indica uma declaração do referido movimento publicada segunda-feira em Nouakchott..

De acordo com o documento, trata-se de Djibril Hamath Sow, de Mahmoud Alassane Dia, de Amadou Mamadou Gaye e de Cheikh Tahar Dia, todos originários da comuna de Dar El Barka, no sul.

O partido islamita critica ainda o comportamento das autoridades administrativas e « pede o restabelecimento das pessoas detidas nos seus direitos e apela a uma resolução definitiva dos litígios fundiários no vale do rio com uma base justa e equitativa”.

A gestão das terras no vale do rio Senegal na Mauritânia está na origem de conflitos recorrentes entre as autoridades e proprietários tradicionais que denunciam frequentemente expropriações e a monopolização das suas terras.

-0-PANA SAS/BEH/IBA/FK/DD 3nov2015