Agência Panafricana de Notícias

Partido e oposição denuncia irregularidades nas eleições presidenciais na Libéria

Monróvia, Libéria (PANA) - O Partido da Liberdade (LP, sigla em inglês) denunciou "numerosos casos de irregularidades e fraudes" durante as eleições presidenciais e parlamentares de 10 de outubro corrente na Libéria, soube-se de fonte oficial no local.

" Investigamos ainda sobre a situação e forneceremos um relatório baseado em provas para o NEC (Comissão Eleitoral Nacional )", anunciou este partido numa declaração publicada na imprensa local quinta-feira.

O LP disse ter convidado, com base nestas descobertas, a NEC a "pôr fim imediatamente" ao anúncio esperado dos resultados eleitorais, acrescentando que "se a NEC não aderir ao nosso pedido, vamos tomar medidas judiciais adequadas".

A NEC devia começar a anunciar os resultados oficiais das eleições de terça-feira última dois dias depois, segundo disse quarta-feira última o seu presidente, Jerome Korkoya.

"Não há absolutamente nada que impeça os Liberianos de exercerem seus direitos democráticos", frisou o LP que, de acordo com resultados provisórios, ficou muito aquém das expetativas.

No entanto, o partido da oposição pediu a todos os seus apoiantes, em particular, e a todos os Liberianos em geral, para permanecerem calmos e pacíficos enquanto o partido está a resolver estes problemas acima referenciados.

O LP, um dos cinco principais partidos políticos da Libéria, é liderado pelo veterano do conselho de empresas, Charles Brumskine, que concorreu pela terceira vez às presidenciais no país.

-0- PANA PTK/VAO/FJG/BEH/DIM/DD 13out2017