Agência Panafricana de Notícias

Partido de oposição sul-africana saúda anúncio de eleições gerais no Zimbabwe

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) - A Aliança Democrática (DA), oposição oficial na África do Sul, acolheu com satisfação, quarta-feira, o anúncio pelo Presidente zimbabweano, Emimerson Mnangagwa, das eleições gerais marcadas para 30 de julho próximo.

A DA pede ao Presidente Mnangagwa para manter esta "nova era de liberdade e de esperança" e velar para que as eleições sejam livres, justas e transparentes.

Além disso, a DA sublinha que as eleições devem respeitar os princípios e linhas mestras da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para eleições democráticas e a Carta da União Africana sobre a Democracia, Eleições e Governação.

"Porém, estamos preocupados com a decisão dos tribunais zimbabweanos segundo a qual os Zimbabweanos da diáspora não estarão em condições de votar. Os Zimbabweanos do Estrangeiro devem ter o direito democrático de votar no partido da sua escolha. Agora, chegou o momento de estabelecer uma nova agenda democrática do Zimbabwe", considerou Steven Mokgalapa, deputado da DA.

Mike Waters, vice-responsável do referido partido na Assembleia Nacional, introduziu um projeto de lei de iniciativa parlamentar para permitir aos Sul-africanos residentes no estrangeiro serem inclusos nas eleições provinciais .

Também advogou o aumento das assembleias de voto no estrangeiro.

A DA prometeu encorajar os líderes da oposição no Zimbabwe a lutar para que os mesmos direitos sejam concedidos aos expatriados zimbabweanos.

-0- PANA CU/MA/NFB/IS/IBA/MAR/DD 31maio2018