Agência Panafricana de Notícias

Partido de oposição nigeriana conquista vários assentos de governadores estaduais

Lagos, Nigéria (PANA) – O Congresso da Ação da Nigéria (ACN, partido da oposição) conquistou largamente as eleições de governadores e parlamentares decorridas terça-feira 22 de abril no seu feudo do sudoeste em detrimento do Partido Popular Democrático (PDP, no poder), soube-se de fonte oficial no local.

No entanto, apesar da derrota, o PDP ganhou os postos de governadores em oito dos 13 Estados, segundo os resultados já proclamados, enquanto os resultados do Estado de Imo, no sul, foram anunciados sem veredito pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (INEC).

São esperados os resultados de outros 10 Estados enquanto as eleições regionais dos Estados de Bauchi e de Kaduna (norte) decorrem quinta-feira, após terem sido adiadas devido às violências pós-eleitorais que fizeram centenas de mortos na última semana nestas regiões.

As eleições de terça-feira última tiveram lugar de modo pacífico apesar de alguns incidentes relativos a urna arrancadas e a brigas, que foram a última fase das eleições gerais.

As eleições dos deputados realizaram-se a 9 de abril ao passo que as presidenciais aconteceram sete dias mais tarde.

As eleições foram consideradas, de modo geral, como livres e transparentes por observadores locais e estrangeiros.

O Congresso para a Mudança Progressiva (CPC) conquistou um posto de governador no Estado de Nasarawa, enquanto o Partido de Todo Povo da Nigéria (ANPP) ganhou o do Estado de Yobe, no norte do país.

-0- PANA SEG/MA/ASA/AAS/SOC/CJB/DD 28abril2011