Agência Panafricana de Notícias

Partido de Blaise Compaoré prepara presidenciais de 2020 no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Congresso para a Democracia e Progesso (CDP), partido do antigo Presidente Blaise Compaoré do Burkina Faso, abriu sábado, em Ouagadougou, o seu VII Congresso Ordinário para definir a sua estratégia eleitoral para as presidenciais de 2020, entre outras questões.

Com a participação de mais de cinco mil militantes, o congresso deve eleger um novo presidente do partido na perspetiva dos próximos desafios eleitorais.

O posto é disputado por 20 candidatos dos quais o atual presidente da formação política, Eddie Komboigo, o primeiro vice-presidente Achille Tapsoba, a deputada Juliette Bonkougou, os ex-ministros Boureima Badini e Jean Coulidiati e alguns membros do Bureau Político.

Esta pletora de candidaturas testemunha a profundidade do mal-estar no seio do partido desde a destituição de Blaise Compaoré, em outubro de 2014, segundo os observadores.

"Milhares de corações entusiásticos que batem em uníssono neste círculo majestuoso da sala do Palácio dos Desportos de Ouagadougou, pela realização do VII Congresso de vosso grande partido, assinalam de maneira eloquente que o CDP está de volta e que a oposição está em marcha", declarou na abertura o chefe da oposição, Zéphirin Diabré, que veio apoiar o CDP.

-0- PANA NDT/IS/MAR/IZ 06maio2018