Agência Panafricana de Notícias

Partido da oposição nigeriana condena suspensão do Presidente do Tribunal da Relação

Lagos, Nigéria (PANA) - O principal partido da oposição da Nigéria, O Congresso da Ação na Nigéria (ACN), condenou sexta-feira a decisão do Conselho Judiciário Nigeriano (NJC) de suspender o presidente do Tribunal da Relação, Justice Ayo Salami, acusado de perjúrio a propósito do seu conflito com o presidente do Supremo Tribunal, o juíz Aloysius Katsina-Alu.

Num comunicado divulgado em Lagos, O ACN diz que "esta decisão é o cúmulo da malvadez judiciária que só desacreditou o sistema judiciário".

Pede ao Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, para não se deixar enganar pelo NJC que lhe recomendou pôr na reforma o juíz Salami.

A ACN condena o NJC por ter sancionado o juíz Salami apesar de o seu caso estara inda pendente perante a justiça.

"Há coisas que funcionam terrivelmente mal neste sistema no qual um órgão criado para fazer respeitar a lei e proteger os membros do sistema judiciário é ele mesmo que toma decisões contra eles», indignou-se o ACN.

"É triste para a Nigéria, que um órgão criado para preservar a integridade do sistema judiciário o desonre", acrescenta.

O juíz Salami é objeto de ataques severos desde que o Tribunal da Relação, de que é o presidente, anulou as vitórias de dois governadores-membros do Partido Popular Democrático (PDP, no poder), a favor dos candidatos do ACN.

-0- PANA SEG/FJG/AAS/SOC/CJB/DD 20ago2011