Agência Panafricana de Notícias

Parte do pessoal da Missão da ONU regressa à capital líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Vários membros do pessoal da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) chegaram esta terça-feira a Tripoli, a capital líbia, para retomar as suas atividades alguns dias após a consolidação pelo Conselho Presidencial da sua autoridade na cidade.

Eles regressaram à sede da MANUL escoltados por elementos da segurança diplomática encarregues da sua proteção.

A MANUL tinha evacuado o seu pessoal da Líbia, devido à deterioração da segurança em Tripoli, tendo prometido voltar logo após o regresso da calma e a estabilização ao país.

Esta decisão surge após a chegada do conselheiro para a segurança da MANUL, um general italiano, Paolo Serra, na semana passada a Tripoli para cuidar normalmente do regresso das missões diplomáticas e garantir a segurança da sede do Governo de Reconciliação Nacional.

O general Serra encontrou-se igualmente com o chefe do Comité dos Ajustes de Segurança, o general Abdelrahman al-Touil, encarregue da execução do plano de segurança, da entrada do Governo de União Nacional e da comunicação com líderes de milícias armadas.

Alguns membros do pessoal das Embaixadas de países como a Turquia, Marrocos e a Tunísia, estão em Tripoli, desde o início de abril corrente, enquanto as representações diplomáticas do Egito, da Alemanha e da Itália anunciaram que seus funcionários chegarão brevemente a Tripoli.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 12abril2016