Agência Panafricana de Notícias

Parlamento tem novo Presidente na Guiné Conakry

Conakri, Guiné (PANA) – O presidente da bancada parlamentar da Coligação do Povo da Guiné (RPG, Arco-íris), regime no poder, Amadou Damaro Camara, foi eleito, terça-feira, presidente da nova Assembleia Nacional, saída das eleições legislativas de 22 de março último, constatou a PANA.

De 68 anos de idade, o novo presidente da nona legislatura, que substitui o seu camarada do partido, Claude Kory Koundiano, obteve 98 votos contra seis em 110 dos 114 deputados presentes na sala do Congresso do Palácio do Povo (Assembleia Nacional) face a Mohamed Lamine Kaba, candidato do partido Força dos Integros para a Democraciae  Liberdade (FIDEL), antigo militante do partido no poder.

Segundo várias fontes bem informadas, a escolha de Damaro Camara, face a várias outras candidaturas no seio da RPG, foi obtida em longas discussões e negociações supervisionadas pelo chefe do Estado, Alpha Condé, que poderá substituir em caso de vacatura de poder, até a uma nova eleição presidencial.

O novo presidente do Parlamento, que esteve em conflito com a junta militar em 1985, acusada dna altura de ter fomentado um golpe de Estado com o coronel Diarra Traoré, durante três anos, tendo-se exilado nos Estados Unidos, onde viverá cinco anos antes de regressar em 2010, ano da eleição do então líder da RPG no poder, Alpha Condé, à magistratura suprema.

Durante o escrutínio de 22 de março último, boicotado pela maioria dos partidos de oposição, dos quais a União das Forças Republicanas (UFR), o partido no poder obteve 79 assentos dos 114 da Assembleia Nacional.

Obteve 42 assentos dos 76 na lista nacional e 37 dos 38 no escrutínio uninominal.

Na nova Assembleia Nacional, o empresário Mamadou Sylla, fiel amigo do defunto chefe do Estado, Lansana Conté, líder da União Democrática de Guiné (UDG), torna-se assim com quatro assentos, no novo chefe de fila da oposição.

O mandato dos deputados expirou desde janeiro de 2019, mas o Presidente Condé foi autorizado pelo Tribunal Constitucional a prorrogá-lo.

-0- PANA AC/IS/MAR/DD 21abril2020