Agência Panafricana de Notícias

Parlamento pede cessar-fogo entre Toubous e Tuaregues no sul da Líbia

Tobrouk, Líbia (PANA) – O Parlamento líbio apelou aos beligerantes nos confrontos armados de Oubari (sul do país) para um cessar-fogo, a fim de dar a oportunidade à paz na cidade, enquanto iniciativas de mediação estão em curso para desanuviar a tensão depois de confrontos intertribais fazerem 15 mortos e 30 feridos.

Os incidentes deploráveis na província de Oubari entre os filhos do mesmo país (Tuaregues e Toubous) suscitaram preocupações, indicou o Parlamento num comunicado este domingo, apelando para um cessar-fogo imediato entre os beligerantes.

Segundo ele, tal cessar-fogo permitirá dar uma oportunidade ao recém formado comité integrado por deputados provenientes das camadas sociais do sul de tomar contacto com os dignitários da localidade e contribuir para a resolução do problema o mais cedo possível.

O comunicado pede às cadeias de televisão e a outros órgãos da imprensa para uma cada vez maior prudência, concisão e objetividade na análise das informações bem como a abstenção de agravar as tensões.

O Conselho dos Dignitários Líbios para a Reconciliação realizou quinta-feira última uma reunião de emergência após os confrontos armados entre Toubous e Tuaregues em Oubari (sul), com vista a pôr termo aos combates armados e apaziguar os beligerantes.

Os confrontos eclodiram após divergências em torno da venda no mercado negro da gasolina na via pública suscetível de conduzir a cidade de Oubari a conflitos étnicos e tribais.

O sul da Líbia é regularmente palco de confrontos armados intertribais mortais, nomeadamente pelo tráfico de armas, de gasolina e outros, muito florescente nesta localidade fronteiriça, lembre-se.

-0- PANA/BY/BEH/FK/IZ 21set2014