Agência Panafricana de Notícias

Parlamento nigerino aurtoriza prorrogação de Estado de emergência em Diffa

Niamey, Níger (PANA) - O Parlamento nigerino autorizou quinta-feira à noite a prorrogação por três meses do Estado de emergência na província de Diffa, no extremo-leste do Níger, fronteiriço com a Nigéria, exposta a ataques repetitivos e mortais do grupo terrorista nigeriano Boko Haram.

A pedido do Governo nigerino, o projeto de lei submetido aos deputados para permitir uma melhor riposta face aos assaltos de Boko Haram foi adotado por unamidade pela Assembleia Nacional reunida em sessão extraordinária.

Em vigor na localidade desde 11 de fevereiro último por um período de 15 dias até 25 do mesmo mês, o Estado de emergência foi prorrogado «apesar dos esforços notáveis das Forças de Defesa e Segurança (FDS) que permitiram conter e estabilizar a situação na localidade ».

Segundo o Ministério nigerino da Defesa, as FDS, com a colaboração ativa das populações locais, “estão a controlar notavelmente “ a situação na província de Diffa.

Ao encerrar quinta-feira à noite os trabalhos do Parlamento, o presidente da instituição legislativa saudou o comportamento dos seus colegas que, segundo ele, corresponde com a escolha que eles fizeram a 9 de fevereiro último de autorizar ao Presidente da República a enviar soldados para as zonas de operações, nomeadamente para a Nigéria, para combater a seita Boko Haram.

-0- PANA SA/JSG/FK/IZ 7fev2015