Agência Panafricana de Notícias

Parlamento nigerino adota projeto de criação de Centro Nacional de Luta contra Cancro

Niamey, Niger (PANA) –A Assembleia Nacional do Níger examinou e adotou nesta quinta-feira um projeto de lei sobre à criação dum Centro Nacional de Luta contra o Cancro (CNLC), soube-se de fonte parlementar.

« A criação dum Centro de Luta contra o Cancro no Níger é uma iniciativa benéfica ,pois ela permitirá reduzir consideravelmente os custos de cuidados médicos, a nível dos indivíduos e a nível do Estado », indica uma nota da Assembleia Nacional.

« A assistência de pessoas afetadas de cancro representa o essencial dos custos das evacuação sanitárias estimados em um billião e 500 mlihões de francos CFA (mais de três milhões de dólares americanos) em média por ano », acrescenta io documento.

A adoção desta lei segue-se à publicação dum estudo recomendado pelo ministro da Saúde Pública no Níger.

Segundo o estudo, o país regista oito mil novos casos por ano e a doença afeta mais as mulheres que representam 61 porcento dos casos, dos quais 54 porcento de casos de cancros ginecológicos.

Para a criação deste centro, o Níger beneficiou do apoio financeiro da Agência Internacional para a Energia Atómica (AIEA), do Programa de Luta contra o Cancro (PACT) e da Organização Oeste-Africana da Saúde (OOAS).

-0- PANA SA/DIM/DD 28julho2011