Agência Panafricana de Notícias

Parlamento burkinabe exige consenso global sobre projeto de lei da greve

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Parlamento burkinabe prometeu esta quinta-feira reunir-se com os sindicatos para estatuir sobre o projeto de lei relativo ao direito de greve que fez polémica quarta-feira no Burkina Faso, soube-se de fonte oficial.

« O presidente da Assembleia sublinhou que nenhuma proposta de lei sobre o direito de greve é admissível a seu nível até que haja um consenso global com os sindicatos », escreveu num comunicado o deputado Jacob Ouédraogo, presidente da Comissão dos Assuntos Gerais Institucionais e Direitos Humanos (CAGIDH) .

Ele acrescentou que a CAGIDH previu reunir-se com os sindicatos, ouvi-los, recolher as suas observações antes da transmissão das suas propostas ao presidente da Assembleia Nacional.

Na quarta-feira, os sindicatos burkinabes apelaram ao Parlamento para retirar uma proposta de lei sobre o direito de greve, que, segundo eles, constitui « o facto de pôr em causa grave as conquistas dos trabalhadores e dos seus direitos ».

« No fundo, os autores da proposta de lei afirmam que a lei atual relativa à regulamentação do direito de greve de 1960 merece releitura », defendeu o deputado Ouédraogo.

-0- PANA NDT/JSG/FKK/IZ 11maio2017