Agência Panafricana de Notícias

Parlamento aprova formação de Governo de Coligação no Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- A Câmara Baixa do Parlamento zimbabweano emendou quinta-feira por uma maioria esmagadora a Constituição do país a fim de criar o cargo do primeiro-ministro a será ocupado pelo líder da oposição, Morgan Tsvangirai, num governo de coligação cuja formação está prevista para os próximos dias.
O Governo de Coligação de que tomarão parte a União Nacional Africana do Zimbabwe-Frente Patriótica (ZANU-PF, no poder) do Presidente Robert Mugabe e duas formações políticas da oposição, designadamente o Movimento para a Mudança Democrática de Morgan Tsvangirai, e uma facção dissidente do MDC liderada por Arthur Mutambra, tem por missão pôr fim ao impasse político que arruinou a economia zimbabweana.
Em virtude do acordo de partilha do poder, Mugabe continua Presidente da República ao passo que Tsvangirai e Mutambara são primeiro- ministro e vice-primeiro-ministro, respectivamente.
O acordo de partilha do poder foi negociado pela União Africana (UA) em concertação com a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).