Agência Panafricana de Notícias

Parlamento Europeu debate sobre financiamento de desenvolvimento em África

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Vários eurodeputados da Comissão de Desenvolvimento no Parlamento Europeu acusaram a Comissão Europeia de ter adotado o Programa Indicativo Nacional (PIN) de 200 milhões de euros para a Eritreia sem considerar as suas objeções, constatou a PANA durante o debate sobre o financiamento do desenvolvimento em África.

Os 200 milhões de euros foram reservados à Eritreia a título do 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) corrente até 2020.

Os deputados acusam nomeadamente a Comissão Europeia de falta de transparência relativa à programação dos recursos do FED, de multiplicação dos fundos fiduciários que são insuficientemente alimentados pelos Estados-membros e de demasiados projetos que os países beneficiários são incapazes de absorver.

O eurodeputado britânico Nirj Deva citou o número de dois mil 598 projetos de desenvolvimento para uma soma que não ultrapassa os 30 biliões de euros que não foram executados nos países beneficiários, com base num relatório dos chefes de delegação em diferentes países.

Lembre-se que a União Europeia (UE) lançou recentemente o Fundo Fiduciário de Emergência de um bilião e 300 milhões de euros a favor dos países de África donde partem para a Europa o maior número de migrantes.

-0- PANA AK/JSG/FK/IZ 2fev2016