Agência Panafricana de Notícias

Parlamento Europeu considera Marrocos um de principais parceiros no sul do Mediterrâneo

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Marrocos representa um dos principais parceiros da UE no sul do Mediterrâneo nos planos político, socioeconómico, dos direitos dos migrantes, sem esquecer aspetos com a prevenção da radicalização e a segurança.

Esta informação consta dum comunicado final duma visita de trabalho dois dias a Marrocos concluída quarta-feira por uma delegação do Parlamento Europeu (PE).

Integrada por eurodeputados como Pier Antonio Panzeri e Ayala Sander da Bancada dos Socialistas e Democratas (SD), entre outros, a delegação visitou Casablanca, segunda cidade marroquina, e Rabat (cidade capital) e reuniu-se com deputados marroquinos e representantes da sociedade civil.

Na nota, publicada em Bruxelas, os deputados europeus sublinham a importância de executar um plano duma regionalização acompanhada por investimentos, a fim de gerirem melhor questões comuns, nomeadamente a migração, prevenção da radicalização e luta contra o terrorismo.

O objetivo da sua missão neste país é « continuar um diálogo franco e construtivo com Marrocos e entender-se sobre a necessidade de acelerar a execução das reformas constitucionais a fim de consolidar a transição para uma democracia plena e duradoura ».

-0- PANA AK/JSG/FK/DD 20julho2017