Agência Panafricana de Notícias

Parada militar da Força Multinacional da África Central no Congo

Ponta Negra, Congo (PANA) – Uma parada militar da Força Multinacional da África Central (FOMAC) decorreu na base aérea de Ponta Negra (sul) nno quadro dos exercícios « Loango 2014", constatou a PANA no local.

Presenciaram o ato os chefes de Estado da Guiné Equatorial, Theodoro Obiang Nguema Mbasoko, do Gabão, Ali Bongo Ondimba, e do Congo, Denis Sassou Nguesso, cujos os países são membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

O Tchad que garante a presidência rotativa da CEEAC esteve representada pelo seu primeiro-ministro Kalzeubé Payimi Deubet, ao passo que os restantes enviaram delegações ministeriais.

Esta parada militar mobilizou um efetivo de três mil pessoas provenientes dos países do espaço comunitário nomeadamente militares, gendarmes, polícias e civis.

Esta manobra multinacional « Loango 2014 », que se segue à denominada « Kwandza » organizada em Angola em 2010, visa nomeadamente avaliar as capacidades do envio das tropas da comunidade, definir os processos operacionais comuns e reforçar os laços de fraternidade e de amizade entre os Estados.

Fazem parte da CEEAC Angola, Burundi, Camarões, Congo, Gabão, Guiné Equatorial, a República Centroafricana, a República Democrática do Congo, o Rwanda (que regressa depois da sua retirada em 2007), São Tomé e Príncipe e o Tchad.

-0- PANA MB/BEH/SOC/MAR/DD 29out2014