Agência Panafricana de Notícias

Países produtores de cacau assinam acordo sobre comercialização

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- Os principais países produtores e consumidores de cacau assinaram um novo acordo que visa tornar "mais equitativo e mais duradouro" o comércio mundial no seio desta indústria avaliada em cerca de 10 biliões de dólares americanos.
O acordo internacional sobre o cacau, rubricado sexta-feira na sede das Nações Unidas em Nova Iorque no termo duma reunião, entrará em vigor em 2012 e durará primeiro 10 anos com extensões possíveis por dois outros períodos suplementares de quatro anos.
Ele seguiu-se ao acordo de consenso concluído pelos países exportadores e importadores durante a conferência da ONU sobre o cacau em Genebra.
Ele deverá durar mais tempo do que os acordos sobre a indústria do cacau precedentes.
O novo protocolo define os objetivos para uma economia de cacau sustentável e as medidas para encorajar a transparência do mercado internacional deste produto e os métodos que permitam a promoção da qualidade desta cultura.
Em Outubro de 2009, o valor das exportações de cacau estava estimado em 10 biliões de dólares americanos, segundo cifras fornecidas pela Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (CNUCED).
O cacau é cultivado principalmente por pequenos agricultores da África Ocidental, da América Central e do Sul e da Ásia, mas ele é essencialmente consumido pelos países ricos em forma de chocolate e outros produtos.