Agência Panafricana de Notícias

Países da SADC pretendem instaurar visto único

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- A instauração de um visto único para todos os países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é uma prioridade para a organização que reuniu o seu Conselho de Ministros em Kinshasa, na RD Congo, de 25 a 26 de Fevereiro.
O visto único vai permitir às populações dos 15 países membros da comunidade deslocarem-se livramente de um país para outro.
Segundo o ministro congolês da Cooperação Regional, Raymond Tshibanda, a SADC contribui para o programa das "cinco obras" da RD Congo, nomeadamente pelo financiamento do projecto de construção da barragem hidroelétrica de Inga II, cujos estudos de viabilidade são levados a cabo pela organização e pela União Europeia (UE).
Os ministros da SADC reunidos em Kinshasa analisaram o relatório financeiro do Secretariado Executivo da organização e adoptaram o orçamento da comunidade para o exercício 2010-2011, estimado entre 60 e 62 milhões de dólares americanos.
A SADC, criada em 1992, agrupa 15 Estados, nomeadamente Angola, Lesoto, Zâmbia, Zimbabwe, Malawi, Moçambique, Tanzânia, Swazilândia, Botswana, Namíbia África do Sul, as ilhas Maurícias, RD Congo, Madagáscar e ilhas Seichelas.