Agência Panafricana de Notícias

Paisagem parlamentar fragmentada na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - A paisagem parlamentar da Tunísia está fragmentada e nenhum nenhum partido se destaca dali, segundo resultados oficiais finais das eleições legislativas realizadas neste país a 16 de outubro último, anunciados sexta-feira última em Túnis.

Declarado vencedor destas eleições, o movimento islamista "Ennahdha", que conquistou apenas 52 dos 217 assentos no Parlamento, terá uma difícil tarefa de formar o próximo Governo que, para ganhar a confiança dos deputados, necessitará de pelo menos 109 votos.

Por conseguinte, o Ennhadha terá de formar alianças com outros partidos que não são, a priori, a favor da sua causa.

Além do Ennahdha, o partido "Qalb Tounes" (No Coração da Tunísia), do magnata dos media, Nabil Karoui, obteve 38 assentos, seguido por vários partidos com orientações divergentes com 22 a 14 assentos.

De acordo com a Constituição, cabe a Ennahdha nomear o chefe do próximo Governo no prazo de uma semana, a contar da publicação dos resultados eleitorais, que será então nomeado pelo Presidente da República para formar o seu gabinete no prazo de um mês, renovável uma só vez.

Se tal não for possível, caberá ao chefe do Estado designar a pessoa que achar adequada para dirigir o Governo.

Em caso de fiasco, as disposições constitucionais prevêem novas eleições legislativas antecipadas.

Para se evitar tal cenário, que paralisará o país por muitos meses, o partido islâmico terá que fazer concessões pesadas com seus futuros aliados.

-0- PANA BB/BEH/CJB/DD 08nov2019