Agência Panafricana de Notícias

Pai de autor de ataque perpetrado na Inglaterra detido na capital líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Ramadan al-Obeidi, pai de Salman al-Obeidi, autor do recente ataque-suicida na sala de festas de Manchester City, na Grã-Bretanha, foi detido quarta-feira à tarde na capital líbia, Tripoli, indicou uma fonte de segurança, garantindo que um dos seus irmãos foi igualmente preso.

Hachem al-Obeidi, irmão do terrorista esteve « totalmente ao corrente » dos pormenores sobre o projeto de atentado contra a sala Manchester Arena na Grã-Bretanha, que matou 22 pessoas, indicou a Força de Dissuasão em Tripoli.

Esta força especial revelou que Hachem al-Obeidi "reconheceu estar presente na Grã-Bretanha durante o período de preparação e em contacto permanente com o seu irmão Salman, autor do atentado de Manchester".

Acrescentou ter saído da Grã-Bretanha a 16 de abril último, ou seja apenas 26 dias antes do ataque.

A Força de Dissuasão indicou terça-feira ter proposto ao chefe do Departamento do Gabinete de Inquérito "a possibilidade da detenção rápida do suspeito", o que foi feito quando a pessoa em causa foi presa".

Pois, ele foi visto levantando uma soma de quatro mil e 500 dinares líbios (seja três mil e 265 dólares americanos) enviados pelo seu irmão kamikaze Salman al-Obeidi da Grâ-Bretanha.

Salman al-Obeidi, um Britânico de 22 anos, oriundo da Líbia, explodiu, na saída da sala de Manchester, no termo dum concerto musical, fazendo 22 mortos e mais de 50 feridos.

-0- PANA BY/TBM/SOC/FK/DD 25maio2017