Agência Panafricana de Notícias

PNUD promete continuar apoio à resposta contra febre de Ébola na RDC

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O gabinete do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na RD Congo afirmou que vai continuar a dar o seu apoio à resposta contra a febre do Ébola, declarou esta quarta-feira, durante a conferência semanal da ONU em Kinshasa, a chefe da Unidade de Coordenação, Parceria e Mobilização dos Recursos da agência onusina.

Geneviève Delaunoy disse que este apoio envolve o reforço da coordenação a níveis comunitário, regional e nacional e o reforço das capacidades na recolha da informação.

Acrescentou que ela inclui também a assistência dos técnicos, a formação dos agentes comunitários, a sensibilização nas 23 aldeias afetadas pela epidemia e a sensibilização na imprensa da província, bem como a realização duma análise socioeconómica para facilitar a restauração do nível de vida das comunidades afetadas.

Desde o início da crise da doença do vírus do Ébola, o gabinete local do PNUD investe-se ativamente junto do Governo da RDC na resposta fornecendo apoio logístico, sublinhou.

Segundo o Gabinete para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) na RDC, até 18 de setembro corrente, a epidemia do vírus do Ébola causou 41 mortes em 68 casos registados no país.

-0- PANA KON/BEH/FK/TON 24 set 2014