Agência Panafricana de Notícias

PNUD mobiliza $ 91 milhões para eleições no Sudão

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Governo sudanês assinaram quinta- feira um acordo de financiamento dum montante de 91 milhões de dólares americanos para a organização das próximas eleições no Sudão, indica um comunicado da agência onusina transmitido à PANA em Nova Iorque.
Segundo o comunicado, este financiamento vai permitir reforçar as capacidades da Comissão Nacional Eleitoral do Sudão para a organização das eleições pevistas para Abril de 2010.
"O programa engloba o material necessário para a organização das eleições, como os boletins de voto, as urnas, a organização da campanha de sensibilização dos eleitores e as sessões de formação para os membros das assembleias de voto e da Polícia local", precisa o documento.
O PNUD vai pilotar o programa financiado pelos Governos da Itália, do Reino Unido, da Noruega, da Dinamarca, da Suécia, da Espanha, do Japão, da Holanda, de França e pela Comissão Europeia.
O presidente da Comissão Nacional Eleitoral do Sudão, Abil Alier, declarou num comunicado que o programa demonstra o compromisso dos parceiros estrangeiros a apoiar o processo eleitoral no país.
"Graças ao apoio financeiro dos doadores, a Comissão está pronta para organizar eleições livres, democráticas e transparentes", assegurou.
O orçamento global das eleições no Sudão, avaliado em 790 milhões de dinares sudaneses (cerca de 330 milhões de dólares americanos), foi aprovado a 17 de Novembro de 2009 e ratifcado como o orçamento das eleições gerais e do referendo sobre a independência do Sudão Sul.