Agência Panafricana de Notícias

PNUD lança programa de formação de oficiais de polícia na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Três instituições de formação foram abertas em 2018 para mais de mil e 800 oficiais de Polícia e agentes da Polícia Judiciária, sob a égide do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Líbia.

De acordo com O serviço de imprensa do PNUD, a iniciativa inscreve-se no quadro dum programa conjunto com a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL, sigla em inglês).

Trata-se, de acordo com a fonte, duma nova etapa na construção dum Estado de Direito e das instituições de segurança na Líbia.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o PNUD na Líbia comprometeu-se a apoiar os esforços que visam estabilizar o período de transição, fornecer a ajuda humanitária, apoiar o desenvolvimento sustentável e a governação democrática, bem como a transição democrática na Líbia, a autonomização da sociedade civil líbia, e reforçar os processos de justiça de transição no país.

Na sequência da revolução de 17 de fevereiro de 2011, que derrubou o então regime de Muamar Kadafi, todas as instituições do Estado desmoronaram-se, nomeadamente órgãos de segurança e militares, intensificando assim o caos no país, referiu-se.

Daí a necessidade, para a ONU, de se priorizar a reconstrução dos órgãos de segurança para impor a autoridade do Estado.

-0- PANA BY/IS/SOC/FK/DD 8jan2019