Agência Panafricana de Notícias

PNUD implementa projeto para minimizar efeitos da covid-19 em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apresenta, esta segunda=feira, na cidade da Praia,  "o Projeto Covid-19” para  apoiar o Governo de Cabo Verde com medidas de emergência a fim de fazer face à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus  no país, apurou a PANA de fonte segura.

Em nota enviada à imprensa, a representação do PNUD em Cabo Verde realça que a ação já arrecadou um fundo total de financiamento de 789 mil 60 dólares americanos, dos quais 200 mil vão ajudar os municípios cabo-verdianos a responderem de forma rápida às necessidades das populações mais vulneráveis e sem  rendimentos.

Para o efeito, já foram assinados protocolos entre a organização e as câmaras municipais, tendo os fundos já sido transferidos para que os municípios possam implementar de imediato as medidas definidas, lê-se na nota.

“Foram selecionados um total de cinco municípios, sendo três da ilha de Santiago (São Salvador de Mundo, São Lourenço dos órgãos, Ribeira Grande de Santiago), um de São Nicolau (Tarrafal) e o município do Maio, que já receberam 40 mil dólares americanos para reduzir o impacto económico da covid-19 (coronavírus) na vida das pessoas mais desprotegidas e na população desempregada a nível municipal”, precisa o PNUD.

Entre os projetos apresentados figuram ações de reabilitação dos mercados locais para facilitar o fluxo de bens e serviços e proporcionar melhores condições de saneamento para comerciantes e  clientes/consumidores.

O empreendimento inclui, igualmente, a reabilitação e manutenção de caminhos vicinais, estradas, calcetamento de ruas e apoio a peixeiras, bem como ações com o intuito de contribuir para a mitigação ambiental e ajudar os municípios na recolha de resíduos sólidos e no abastecimento de água potável.

Estas ações, segundo a mesma fonte, vão beneficiar mil 571 agregados familiares, entre os quais 785 chefiados por mulheres e 786 por homens.

O PNUD prevê ainda a criação de 339 empregos diretos, a facilitação do acesso à rede pública de água a 120 famílias, o aumento do rendimento de 30 mulheres chefes de famílias e a instalação do sistema de rega gota-a-gota a 21 agricultores.

-0- PANA CS/DD 27julho2020