Agência Panafricana de Notícias

PNUD financia programa de desenvolvimento comunitário no Togo

Lomé, Togo (PANA) – O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) prometeu apoiar o Programa de Emergência de Desenvolvimento Comunitário (PUDC) no Togo, avaliado em 258 milhões de dólares americanos, soube a PANA no fim de semana de fontes oficiais na capital togolesa, Lomé.

Este apoio foi anunciado durante a visita em Nova Iorque, na semana passada, do chefe de Estado togolês, Faure Gnassingbé, por ocasião da celebração dos 50 anos desta instituição onusina.

Num valor equivalente a cerca de 155 biliões, 147 milhões e 43 mil francos CFA para um período de três anos, o PUDC prevê consagrar 30 milhões de dólares americanos ao ano de 2016, e uma ajuda às populações rurais e vulneráveis do país que constituem quase 62 porcento da população do Togo, indica um comunicado do PNUD.

Este programa que será executado no período de 2016 a 2018 comporta quatro vertentes maiores nomeadamente o desenvolvimento das infraestruturas socioeconómicas básicas, o reforço das capacidades institucionais dos atores nacionais e locais, o desenvolvimento do empresariado rural e a criação dum sistema de geolocalização das infraestruturas.

O PUDC visa as populações rurais e semi-rurais vulneráveis e prevê «melhorar a oferta dos serviços básicos e envolver as populações no desenvolvimento socioeconómico da sua localidade », segundo ainda o PNUD.

-0- PANA FAA/TBM/FK/IZ 29fev2016