Agência Panafricana de Notícias

PM zimbabweano aborda discórdia no Governo com Presidente malawiano

Blantyre, Malawi (PANA) – O primeiro-ministro zimbabweano, Morgan Tsvangirai, deslocou-se ao Malawi para uma visita de um dia durante a qual ele evocou com o Presidente Bingu Wa Mutharika a precariedade do Governo de coligação.

« Discuti com todos os Presidentes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) porque estou preocupado pela discórdia no seio do nosso Governo de coligação », declarou Tsvangirai aos jornalistas quarta-feira após a audiência à porta fechada com o Presidente Mutharika no Palácio.

A visita acontece numa altura em que as relações entre Morgan Tsvangirai e o Presidente Robert Mugabe estão tensas. Houve várias divergências entre o Movimento para a Mudança Democrática (MDC) de Tsvangirai e a ZANU PF de Mugabe.

Tsvangirai declarou que os líderes da SADC e da comunidade internacional devem trabalhar para garantir eleições credíveis e transparentes no Zimbabwe.

« Não devemos constituir a exceção no seio da SADC », declarou.

Tsvangirai suscitou preocupações no Zimbabwe quando declarou que o seu partido vai entrar num Governo de união em termos negociados durante uma cimeira especial regional.

Após uma reunião extraordinária dos líderes da SADC em Pretória, na África do Sul, em janeiro de 2009, eles anunciaram que os protagonistas no Zimbawbe deviam formar um Governo de partilha do poder como incialmente decidido em setembro de 2008.

-0- PANA RT/MA/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 31março2011