Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo libio de Unidade Nacional reafirmou o seu compromisso em apoiar um exército regular profissional, soube a PANA de fonte oficial.
O compromisso foi reafirmado segunda -feira última, em Trípoli, pelo primeiro-ministro líbio, Abdulhamid Aldabaiba, que se comprometeu a pôr fim à utilização de armas fora da tutela do Estado e preservar a estabilidade e a segurança adquiridas.
Assegurou que estes três eixos avançam bem em simultâneo e a bom ritmo.
Discursou durante uma cerimónia de entrega de diplomas para a 55. ° promoção da Escola Militar e a 40.° da Escola de Defesa, a 39.° da Academia Naval e a 36.° do Instituto Técnico Militar, na sede da Academia Militar, em Trípoli.
O primeiro-ministro frisou que a época em que se qualificava a Libia de "um país de milícias já passou.
O Estado vai estender a sua autoridade em todas as instituições soberanas, incluindo portos, aeroportos e bases militares, advertiu.
Félicitou os promovidos e as suas respetivas família,a exprimindo o orgulho de os ver juntarem-se às fileiras do Exército libio.
Sublinhou que a estabilidade do Estado só pode ser garantida por um exército nacional unificado operando conforme as leis e ciente de proteger a pátria e os seus cidadãos.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DD 12agosto2025