Agência Panafricana de Notícias

PM líbio minimiza declarações de porta-voz do Parlamento sobre destituição de Governo

Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan, minimizou as declarações do porta-voz do Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento), Omar Hamidane, sobre a destituição e a retirada da confiança no Governo.

"Estas declarações são pessoais e não refletem o ponto de vista dos outros membros do Parlamento que apoiam a manutenção da equipa governamental", indicou Zeidan durante um briefing com a imprensa quarta-feira à noite em Tripoli.

"Mantive uma conversa telefónica com Omar Hameidane e disse-lhe que estas declarações são pessoais e não representam a posição oficial do Congresso Nacional Geral porque vários dos seus membros ainda são favoráveis ao Governo", disse o primeiro-ministro.

Segundo ele, Omar Hameidane não tem o direito de evocar esta questão sem uma decisão oficial tomada pelo Congresso Nacional Geral.

"O Governo espera que lhe seja retirada a confiança e que seja destituído para ser substituído por uma outra equipa. Ele não deseja ficar, custe o que custar, por dever nacional e para preservar o interesse da Líbia, bem como para a paz nacional", precisou Zeidan.

Domingo passado, o porta-voz do Parlamento anunciou que o primeiro-ministro apresentou ao CNG um projeto de remodelação ministerial para obter a confiança dos parlamentares e que a instituição se recusou a discutir a proposta de mudança em prelúdio à votação da moção de censura contra o Governo nos próximos dias.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/TON 13fev2014