Agência Panafricana de Notícias

PM de Cabo Verde reúne-se em Roma com homólogo italiano

Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, foi recebido segunda-feira, em Roma (Itália), pelo seu homólogo italiano, Giuseppe Conte, para abordar a cooperação entre os dois países, bem como as relações do arquipélago com União Europeia (UE), apurou a PANA de fonte oficial.

Para o chefe do Governo cabo-verdiano, que se encontra desde sábado em visita oficial a Itália, o encontro com Conte “demonstra o reforço da cooperação entre os dois países, assim como o diálogo político e diplomático, e as relações bilaterais a nível da União Europeia”.

Ulisses Correia e Silva sublinhou que Itália é um dos países que apoia a Parceria Especial de Cabo Verde com a União Europeia.

“De maneira que pude transmitir-lhe o nosso reconhecimento pelo suporte e pela boa integração da comunidade cabo-verdiana, uma das mais antigas e bem avaliadas pelos governantes italianos, particularmente pelo primeiro-ministro”, disse.

O encontro serviu também para abordar o reforço da cooperação empresarial, para investimentos, comércio e atração de Investimento Direto Estrangeiro para Cabo Verde.

“É importante um novo ciclo de cooperação neste setor, lembrando que o turismo começou em Cabo Verde praticamente com investimentos italianos”, recordou Correia e Silva.

Segundo ele, durante o encontro com seu homólogo italiano, pôde também  transmitir a Conte o reconhecimento do arquipélago pelo suporte e pela boa integração da Comunidade cabo-verdiana, por sinal uma das mais antigas e bem avaliadas pelos governantes italianos, particularmente pelo primeiro-ministro.

No segundo dia de visita à Itália, o chefe do Governo cabo-verdiano manteve um encontro com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cuja sede é em Roma.

Para Ulisses Correia e Silva este diálogo com Qu Dongyu foi muito importante e aproveitou o momento para agradecer as boas parcerias que existem entre a Organização e Cabo Verde.

“A FAO é um grande parceiro do nosso país em tudo o que tem a ver com a segurança alimentar e projetos relacionados com o ambiente, com apoios essenciais, e que tornam o país cada vez mais resiliente”, afirmou.

Logo a seguir ao encontro com a FAO, o primeiro-ministro encontrou-se com Gilbert Houngbo, presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Com este último ele renovou o compromisso da continuidade de financiamentos das atividades em já que se está  a trabalhar, bem como para novos produtos financeiros, de acordo com as necessidades de Cabo Verde e com foco na inclusão da população rural.

-0- PANA CS/IZ 05nov2019