Agência Panafricana de Notícias

PM cabo-verdiano convidado a participar no Fórum Iberoafricano

Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, foi convidado, segunda-feira, pelo Governo de Espanha a participar no Fórum Iberoafricano de 23 deste mês, neste país, apurou a PANA de fonte oficial.

O convite a José Maria Neves foi-lhe transmitido pela nova embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Caridad Batalla Junco, no seu primeiro encontro oficial com o chefe do Governo cabo-verdiano desde a nomeação da diplomata, em junho último.

A embaixador espanhola fez também um outro convite, em nome do seu Governo, ao primeiro-ministro cabo-verdiano para efetuar uma visita oficial a Espanha, em novembro próximo, com o objetivo de estreitar as relações entre os dois países.

Caridad Batalla Junco sublinhou a intenção do seu país de intensificar as relações com Cabo Verde, não só no domínio da cooperação económica, mas também ao nível das relações culturais.

Para a embaixadora, um dos pontos fulcrais desta cooperação passa pelo aumento da difusão da língua e cultura espanholas em Cabo Verde, que serão, como deixou entender, uma grande bandeira da sua missão no arquipélago.

Fontes diplomáticas na capital cabo-verdiana indicaram que as relações económicas têm sido um importante pilar da cooperação entre os dois Estados e que se têm traduzido nos empreendimentos de empresas espanholas em Cabo Verde.

Estes empreendimentos estariam a ser impulsionados por trocas comerciais, através do arquipélago das Canárias com o qual Cabo Verde se relaciona ao nível bilateral e da Macaronésia, e no quadro da Parceria especial com a União Europeia.

Destaca-se ainda a presença em Cabo Verde de empresários espanhóis em áreas como o turismo, como são os casos dos grupos Mélia, RIU e Iberostar e as pescas, através do Grupo Ubago, dono da Frescomar, a maior empresa de conserva e transformação do pescado no arquipélago lusófono.

As mesmas fontes referem que o setor pesqueiro é uma das maiores apostas nesta cooperação, sendo exemplo disso o financiamento pelo Governo espanhol da estrutura de frio no Porto Grande, na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.

-0- PANA CS/IZ 13out2015