Agência Panafricana de Notícias

PM adverte de riscos de crise financeira na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan, advertiu dos riscos de crise financeira no país, se o bloqueio dos campos e terminais petrolíferos perdurar.

Ele advertiu quarta-feira que o Governo líbio não poderá pagar os salários dos funcionários e pode mesmo ser obrigado a endividar-se se as milícias que cercam aos campos e terminais petrolíferos continuarem a bloquear as exportações.

Segundo ele, o Governo está confrontado com uma crise financeira e pode ser obrigado a recorrer ao envididamento para compensar a diminuição de 20 porcento das receitas de petróleo.

As exportações de petróleo diminuíram de maneira drástica devido à ocupação, pelas milícias e por homens provenientes de diferentes tribos, dos campos e terminais petroleiras para exigir a satisfação de exigências políticas e o aumento dos salários.

Alguns dos ocupantes destas infraestruturas tentaram mesmo exportar o petróleo para a sua própria conta, obrigando o Estado a organizar patrulhas militares em portos e zonas em causa, ameaçando destruir qualquer navio petrolífero que entrar nos terminais líbios sem autorização.

O ministro do Petróleo, Ali Amharik, advertiu que a Líbia vai provavelmente fazer face a cortes de eletricidade devido a dificuldades ligadas às greves em vários campos de produção de petróleo e gás.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/DD 28nov2013