Agência Panafricana de Notícias

PAICV impugna eleições no terceiro maior município de Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O PAICV pediu a impugnação dos resultados da votação de 43 das 73 mesas de voto das eleições autárquicas em Santa Catarina (Santiago), o terceiro maior município cabo-verdiano, alegando "irregularidades graves" suscetíveis de pôr em causa a vitória da oposição neste concelho, apurou a PANA de fonte partidária.

Em conferência de imprensa sexta-feira, o candidato do PAICV (Partido Africano da Independência de Cabo Verde), José Maria Veiga, disse ter havido casos de atas não assinadas e boletins de voto nas urnas em número superior ao dos eleitores inscritos nos cadernos eleitorais, para além de “outras irregularidades”.

O PAICV denunciou também que algumas mesas de voto contaram com a participação de monitoras de jardins de infância, geridas pela Câmara Municipal de Santa Catarina, que celebraram, em pleno período da campanha eleitoral, um contrato para apoiar o candidato
do partido do Movimento para a Democracia (MpD, oposição), Francisco Tavares, em troca de favorecimentos na carreira em caso de vitória eleitoral.

Os primeiros resultados da votação de domingo passado, para a Câmara Municipal de Santa Catarina, ditaram a continuidade do presidente cessante, Francisco Tavares (MpD), por obter mais 54 votos que o seu adversário José Maria Veiga.

Este resultado foi de imediato contestado pela candidatura do PAICV, que, logo após a divulgação dos sufrágios, chegou a proclamar a vitória, alegando ter obtido mais cinco votos do que a candidatura adversária do MpD.

Nas sequência dessas reclamações, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) aceitou recontar os votos, num processo que seria concluído nas primeiras horas de quinta-feira após o apuramento geral que reconfirmou a vitória de Francisco Tavares com 35 votos de vantagem.

Na ata da recontagem ficou, porém, expresso que os resultados provisórios não serão publicados nem os novos órgãos autárquicos tomarão posse sem que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decida sobre o processo de impugnação, no prazo máximo de oito dias.

De acordo com os resultados disponíveis, o MpD elegeu cinco vereadores na Câmara Municipal e o PAICV quatro, enquanto o candidato independente, Moisés Monteiro, não conseguiu eleger nenhum vereador.

Para a Assembleia Municipal, a candidatura do MpD liderada por José Maria Martins venceu com uma diferênça de 6 votos e sete mil 407 contra sete mil 401.

-0- PANA CS/IZ 07julho2012