Agência Panafricana de Notícias

PAM concede 148 toneladas de alimentos a populações do Katanga na RDC

Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Programa Alimentar Mundial (PAM) ofereceu 148 toneladas de víveres às populações de Mutabi/Dubie, na província do Katanga, no sudeste da República Democrática do Congo (RDC), onde chegaram recentemente mais e 20 mil pessoas deslocadas, indica um comunicado do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA).

As pessoas deslocadas fogem a insegurança causada por elementos Mai-Mai, e os deputados originários desta região instaram as autoridades a restaurar a paz nas zonas de origem dos deslocados para lhes permitir regressar às suas casas.

Enquanto isso e no quadro do mecanismo de resposta rápida aos movimentos de populações nesta região, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) pôs à disposição cobertore, kits padrões, lotes de vestuários e sabão, segundo o mesmo comunicado.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) encaminhou, por seu turno, cobertores e bidões, o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) kits de parto, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) kits básicos e módulos para pacientes.

A Organização Médicos Sem Fronteiras (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) já desdobrou duas clínicas móveis no terreno.

-0- PANA KON/JSG/MAR/IZ 18out2012