Agência Panafricana de Notícias

Orçamento da operação europeia "Triton" aumenta para 120 milhões de euros

Túnis, Tunísia (PANA) – Os líderes da União Europeia (UE) decidiram elevar para 120 milhões de euros o orçamento da operação “Triton”, destinada a buscas e salvamento de migrantes clandestinos no Mediterrâneo.

O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Junker, durante uma conferência de imprensa realizada, quinta-feira à noite, conjuntamente com o presidente da União Europeia, Donald Tusk, no termo dos trabalhos da cimeira extraordinária europeia orientada para a resposta a dar aos fluxos de migrantes para os países europeus.

Junker indicou que espera que a cimeira seja sancionada por resultados mais promissores, nomeadamente no que diz respeito às contribuições europeias tanto para as operações de salvamento como para as ações de reinserção dos refugiados.

Ele considerou necessária a instalação dum quadro preciso para a migração legal, saudando a agenda que vai anunciar a Comissão, em maio próximo, e que cobrirá todos os aspetos da equação da migração.

Os participantes na cimeira insistiram na necessidade duma cooperação com os países «emissores » para tentar erradicar as causas que provocam os fluxos migratórios e levam as pessoas a lançar-se em aventuras no Mediterrâneo.

Por sua vez, o presidente da UE afirmou que a Europa não é responsável pelas causas que levam as pessoas à migração, sublinhando que isto não significa que a Europa deve ficar inativa, pois a prioridade é salvar vidas humanas, lutar contra o tráfico de seres humanos e desmantelar redes.

"Esperamos por um verão difícil, pois a situação vai ficar cada vez piorar », predisse o responsável europeu.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 24abril2015