Agência Panafricana de Notícias

Orçamento da FRONTEX elevado a 69,6 milhões de euros para controlar Mar Mediterrâneo

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) decidiu terça-feira elevar a 69 milhões e 600 mil euros o orçamento da FRONTEX (operação europeia de controlo das fronteira) para reforçar o controlo no Mar Mediterrâneo, atravessado por milhares de passageiros clandestinos, maioritariamente africanos, rumo à Europa.

Este aumento do orçamento da FRONTEX deve igualmente permitir a assistência dos migrantes dos quais mil e 200 pereceram afogados no Mediterrâneo desde o mês de abril último, no naufrágio de embarcações inapropriadas que os transportam a partir das costas líbias essencialmente.

A decisão de lançar ataques aéreos contra estes navios já foi tomada, mas ainda não está em aplicação, carecendo duma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

A UE pretende pôr termo ao tráfico de seres humanos praticados por indivíduos que operam a partir das costas líbias donde embarcam em barcos inadequados milhares de refugiados vindos da Líbia e doutros países vizinhos, nomeadamente o Sudão, a Somália, a Eritreia, o Egito.

-0- PANA AK/JSG/MAR/DD 8julho2015