Agência Panafricana de Notícias

Opositores julgados por obstrução a inquérito da Polícia no Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- Dois responsáveis da oposição no Zimbabwe compareceram quinta-feira em Tribunal "por obstrução a investigações da Polícia" sobre uma alegada tentativa de assassinato contra o chefe do Estado-Maior da Força Aérea Nacional.
Estes responsáveis, entre os quais figura o presidente da Câmara Municipal de Bindura - uma cidade do norte do Zimbabwe - teriam alegadamente ameaçado raptar e matar os agentes da Polícia que investigavam sobre a tentativa de assassinato do general das forças aéreas, Perence Shiri, em Dezembro último.
Este último foi vítima de disparos e ferido perto de Bindura por desconhecidos armados.
Esta tentativa de homicídio seguiu-se a uma série de ataques à bomba contra as instalações da Polícia em Harare, que as autoridades atribuem à oposição, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC).
Os dois responsáveis, que são membros do MDC, negaram ter ameaçado matar os agentes da Polícia que investigavam sobre este caso.
Vários membros do MDC e militantes dos direitos humanos foram detidos nestas últimas semanas no Zimbabwe, a maioria dos quais acusados de conspirar para a destituição do Presidente Robert Mugabe.
O MDC, que negoceia um acordo de partilha do poder com o Governo, ameaçou romper as discussões a menos que cessem as detenções de que são vítimas os seus membros.