Agência Panafricana de Notícias

Opositor histórico mauritano advoga amplas consultas para crise no Mali

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Um opositor histórico da Mauritânia, Mohamed ould Maouloud, disse quarta-feira esperar por amplas consultas entre todas as forças vivas malianas para um rápido fim da crise a nível político, o que, a seu ver, dará, mais tarde, uma solução para a crise militar e de segurança que o país enfrenta há vários anos. 

Líder da União das Forças de Progresso (UFP), Mohamed ould Maouloud é fez estas considerações quando analisava, em conferência de imprensa, a situação no Mali, nomeadamente  o derrube, a 18 de agosto último, do Presidente Ibrahim Boubacar Keita (IBK), democraticamente eleito, pelo Comité Nacional para a Salvação do Povo (CNSP), junta militar atualmente no poder.

Defendeu que o golpe de Estado militar supracitado resultou de um mês de protestos nas ruas do Mali, liderado pelo Movimento das Forças Patrióticas (M5-MPF), que considera a eleição de IBK como "resultado de um processo eleitoral tendencioso e contrário a aspirações das populações.

Favorável a um estatuto de país "neutro" para a Mauritânia, dada a sua especificidade geográfica humana e a sua vocação de ligação, Mohamed ould Maouloud mostrou-se muito crítico em relação ao G5 Sahel do G5.

A seu ver, o G5 Sahel, um instrumento cuja orientação é favorecer "toda segurança" devido a regimes ditatoriais que controlam certos países membros, não permitiu resolver problemas da região.

O líder do UFP,  várias vezes candidato derrotado em eleições presidenciais na Mauritânia, encoraja o seu país a envidar esforços diplomáticos para a estabilização do Mali.

A Mauritânia e o Mali partilham mais de dois mil mil quilómetros de fronteiras.

Como Burkina Faso, Níger e Tchad, ambos são membros do G5 Sahel, uma organização sub-regional dedicada à luta contra a insegurança e à coordenação dos esforços de desenvolvimento.

São também membros da Organização para o Desenvolvimento do Rio Senegal (OMVS), juntamente com a Guiné Conakry e o Senegal. 

-0- PANA SAS/TBM/SOC/DIM/DD 02set2020