Agência Panafricana de Notícias

Opositor gabonês pede conferência nacional no país

Libreville, Gabão (PANA) - O Presidente da União para a Nova República (UPNR, oposição), Louis-Gaston Mayila, afirmou sábado que a organização de uma conferência nacional soberana no Gabão "é apenas uma questão de tempo".

"Ninguém pode negar que o Gabão está em situação de crise nos planos político, económico e social. O único meio para sair desta situação seria os Gaboneses discutirem juntos e encontrarem juntos as vias e meios de resolver a situação", declarou à rádio nacional.

"A organização duma conferência nacional e a decisão de lhe conferir caráter soberano devem decorrer do entendimento entre as diferentes partes, maioria, oposição e sociedade civil", acrescentou Mayila, presidente em exercício da Aliança para a Mudança e Restauração (ACR), um agrupamento de partidos da oposição.

Antigo responsável do Partido Democrático Gabonês (PDG, no poder) e antigo ministro sob o regime do Presidente Omar Bongo Ondimba, Mayila considerou que a organização de uma conferência nacional é incontornável no seu país.

"Se o Executivo gabonês rejeitar a ideia da organização de uma conferência nacional hoje será obrigado a aderir amanhã ou depois de amanhã. Os Gaboneses suportam cada vez mal as condições de vida em que evoluem hoje", disse.

-0- PANA LAW/AAS/MAR/IZ 02set2012