Agência Panafricana de Notícias

Opositor declara resistência ativa até à dissolução de golpistas no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A resistência ativa mantém-se até à rendição e dissolução" do Regimento de Segurança Presidencial (RSP), autor do golpe de Estado no Burkina Faso, declarou um fervoroso opositor ao antigo regime de Compaoré, Bénéwende Sankara.

"A palavra de ordem da resistência ativa será mantida até à rendição defintivia e à dissolução efetiva do RSP", disse Sankara, presidente da União para o Renascimento/Partido Socialista (UNIR/PS), alguns minutos depois de o Presidente Kafando, anteriormente sequestrado pelos golpistas, reinstalado nas suas funções.

Exortou ainda os seus militantes a ficarem "vigilantes" e mais mobilizados atrás das autoridades legítimas da transição que é preciso felicitar e encorajar por todos os sacrificios consentidos pela honra da pátria e pela dignidade do nosso povo.

O general Gilbert Diendéré, líder do RSP, destituiu o Governo de Transição a menos dum mês das eleições, dissolvendo todas as instituições do Estado burkinabe.

"Na fase em que estamos, é praticamente inimaginável que se possa conservar o RSP no estado em que se encontra", insurgiu-se o primeiro-ministro burkinabe, Yacouba Isaac Zida, antigo número dois desta unidade de elite composta por mais de mil e 300 homens.

-0- PANA NDT/IS/SOC/MAR/DD 24set2015