Agência Panafricana de Notícias

Opositor cabo-verdiano no Congresso do Partido Popular Europeu

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O presidente do Movimento para a Democracia (MPD), principal partido da oposição em Cabo Verde, vai participar, como um dos convidados especiais, no congresso do Partido Popular Europeu (PPE), que decorre entre 08 e 10 deste mês em Bona (Alemanha), apurou a PANA sexta-feira de fonte partidária.
Esta vai ser a primeira participação de Carlos Veiga, antigo primeiro-ministro de Cabo Verde (1991-2000), numa reunião internacional, depois do seu regresso, em Outubro passado, à liderança do MPD.
O maior partido da oposição que governou Cabo Verde nos 10 primeiros anos de regime multipartidário integra a Internacional Democrata do Centro (IDC), família política formada por forças políticas de diversos continentes.
O Congresso do PPE, que terá como anfitriã a chanceler alemã Angela Merkel, vai ter como tema central a economia social de mercado.
O fórum contará com a participação e intervenções de vários líderes europeus, entre os quais o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso; o presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek; e o primeiro-ministro do Luxemburgo, Jean- Claude Juncker, um dos fundadores da IDC.
A delegação do MPD no Congresso do PPE é integrada ainda pelo responsável das Relações Externas do partido, João Medina.