Agência Panafricana de Notícias

Oposição zambiana critica mutismo do Presidente Sata após agressão

Lusaka, Zâmbia (PANA) - Hakainde Hichilema, chefe dum partido da oposição na Zâmbia, apelou quarta-feira ao Presidente zambiano, Michael Sata, para ordenar a detenção dos quadros e outros membros do partido no poder, a Frente Patriótica (PF), que o agrediram durante a sua passagem por uma estação de rádio privada, sábado passado.

Quadros do partido no poder atacaram Hichilema e a sua delegação, forçando este líder do Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND) a escapar pelo teto do edifício da estação de rádio privada na localidade de Ndola, na província nortenha de Copperbeld, aonde se deslocara para uma emissão.

O chefe da UPND criticou, durante uma conferência de imprensa quarta-feira, em Lusaka, capital zambiana, a atitude "espetacular" da Polícia Nacional zambiana, que se recusou e hesitou em deter os agressores "por medo de perder os seus empregos".

"Pela maneira como a minha agressão foi perpetrada na estação Sun FM, com as armas que tinham em sua posse os elementos agressores do partido no poder, os disparos feitos, pode-se concluir que fui objeto duma tentativa de assassinato", sublinhou o chefe do UPND.

-0- PANA MM/VAO/BAD/TBM/IBA/MAR/IZ 16abril2014