Agência Panafricana de Notícias

Oposição toma nota de nomeação de primeiro-ministro burkinabe

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A União para o Progresso e Mudança (UPC), principal partido da oposição com 33 deputados na Assembleia Nacional, diz ter tomado nota da nomeação de Paul Kaba Thiéba ao posto de primeiro-ministro do Burkina Faso.

Num comunicado publicado pouco após o decreto de nomeação de Thiéba, o partido de Zéphirin Diabré, candidato derrotado nas recentes eleições presidenciais, deseja que « o novo executivo se ocupe sem delonga dos problemas cruciais com os quais estão confrontados os Burkinabes ».

Segundo o Bureau Político do UPC, « é à luz das suas realizações que o futuro Governo será julgado ».

Administrador adjunto do Fundo de Estabilidade Financeira da União Económica e Monetária (UEMOA) no Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), Paul Kaba Thiéba foi nomeado, quarta-feira última, primeiro-ministro do Burkina Faso pelo Presidente Roch Marc Christian Kaboré.

A nomeação de Thiéba deverá ser validada pela Assembleia Nacional nos próximos dias.

O Movimento do Povo para o Progresso (MPP), do Presidente Roch Marc Christian Kaboré, com 55 dos 127 deputados do Parlamento, conseguiu criar alianças com pequenos partidos para atingir uma maioria presidencial.

O primeiro vice-presidente do MPP, Salifou Diallo, várias vezes ministro do deposto Presidente Blaise Compaoré e que se tornou opositor, foi eleito presidente da Assembleia Nacional.

-0- PANA NDT/BEH/FK/TON 7jan2016