Agência Panafricana de Notícias

Oposição togolesa exige reformas políticas antes de eleições presidenciais

Lomé, Togo (PANA) – Uma marcha da oposição realiza-se a 21 de novembro corrente no Togo para reclamar por reformas institucionais e constitucionais antes das eleições presidenciais de 2015, indica um comunicado transmitido segunda-feira à PANA em Lomé.

A marcha que vai iniciar em Bè, bairro popular ao sudeste de Lomé e feudo da oposição, vai terminar no Palácio de Congressos, sede da Assembleia Nacional, na mesma cidade.

A oposição, através desta manifestação pública, pretende exigir do poder executivo a adoção e aplicação de reformas, nomeadamente a questão da limitação do mandato presidencial, a revisão da Lei Eleitoral para que haja um escrutínio de duas voltas em vez de uma, bem como a revisão das regalias das instituições como a Alta Autoridade do Audiovisual e Comunicação, o Tribunal Constitucional que regista atualmente um contencioso eleitoral.

A oposição faz das reformas institucionais e constitucionais um dos pressupostos para a sua participação e o seu sucesso nas próximas eleições presidenciais previstas para o primeiro semestre de 2015.

-0-PANA FAA/BEH/SOC/FK/DD 12nov2014