Agência Panafricana de Notícias

Oposição sul-africana solidária com Zimbabweanos enlutados

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA)- A Aliança Democrática (DA), partido de oposição oficial sul-africano, juntou-se quinta-feira aos Zimbabweanos para chorar o chefe da oposição Morgan Tsvangirai, morte um dia antes.

Segundo DA, Morgan Tsvangirai, falecido quarta-feira num hospital de Joanesburgo, na África do Sul, enfrentou, sem receios, a tirania e a ditadura e lutou pela liberdade e pela democracia no Zimbabwe.

"Enquanto outros no seio da ZANU-PF, partido no poder no Zimbabwe, fechavam os olhos e participavam na ruína do seu país, Tsvangirai mostrou-se suficientemente corajoso para erguer uma voz dissidente face a um regime ditatorial", testemunhou Stevens Mokgalapa, deputado da DA.

A seu ver, sob a bandeira do Movimento para a Mudança Democrática, Tsvangirai defendeu os direitos humanos e a igualdade no Zimbabwe.

'A herança que você deixa aos seus compatriotas zimbabweanos é a bravura, a recusa, a coragem e a resiliência persistente. O continente lembrar-se-á para sempre da sua determinação a desafiar um regime autoritário empurrando-o para a sua última trincheira", homenageou.

Para ele, Morgan Tsvangirai foi um verdadeiro democrata até ao fim e uma fonte de inspiração e um modelo para os Zimbabweanos, na África do Sul e no mundo.

-0- PANA CU/MA/NFB/BEH/MAR/DD 16fev2018