Agência Panafricana de Notícias

Oposição rejeita colaboração com partido no poder no Botswana

Gaberone, Botswana (PANA) - O Botswana Congress Party (BCP) rejeitou informações divulgadas na imprensa sobre uma eventual colaboração entre este partido da oposição e o Botswana Democratic Party (BDP), no poder.

Segunda-feira, o porta-voz do BCP, Dithapelo Keorapetse, qualificou estes rumores e sugestões de "grosseiras e fontes de divisão e distração".

"Se o BDP contactar o BCP, este gesto será considerado indecente e tratado como o maior desprezo e indiferença. O principal inimigo da democracia e da justiça social no Botswana é o BDP. O BCP não pode cometer a infidelidade blasfematória de dormir com o inimigo", declarou Keorapetse.

Os rumores acontecem numa altura em que decorrem negociações com o BCP para se juntar ao Umbrella For Democratic Chance (UDC) e os partidos de oposição buscam formar uma coligação para destituir o BDP durante as eleições gerais de 2019.

"Qualquer cooperação viável, possível e duradoura deveria ter lugar entre o BCP e o UDC. Estes dois partidos trabalham para a assinatura dum protocolo de acordo para primárias, cujo objetivo é conservar todos os assentos da oposição e bater-se para conquistar os do BDP", sublinhou Keorapetse.

-0- PANA DRW/SEG/FJG/BEH/MAR/TON 05outubro2015