Agência Panafricana de Notícias

Oposição organiza comícios no Togo sobre boicote de eleições

Lomé, Togo (PANA)- A Coligação dos partidos políticos da oposição togolesa programou comícios de 19 e 20 de janeiro corrente antes da grande manifestação de 26 do mesmo mês, em todo o território nacional, soube a PANA de fontes partidárias, quinta-feira, em Lomé.

O objetivo destes comícios, indica a coligação, é explicar às populações as razões do boicote das legislativas de 20 de dezembro e indicar as ações a levar a cabo para a remobilização do povo com vista a retomar a luta para a democracia.

Além dessas razões, a coligação quer denunciar o "golpe de força eleitoral", de 20 de dezembro último, a repressão das populações antes do escrutínio, a detenção dos militantes da oposição e reclamar por reformas institucionais e constitucionais.

A Coligação dos 14 partidos políticos da oposição, para dar uma "envergadura nacional" à sua primeira manifestação pós-eleitoral, adiou as manifestações previstas para 12 de janeiro para 26 do mesmo mês, já que as manifestações no interior foram proibidas pelo poder para "locais e itinerários não precisados".

A coligação da oposição boicotou as legislativas de 20 de dezembro vencidas pela União para a República (UNIR, no poder) com 59 deputados dos 91 com que conta a Assembleia Nacional.

O partido governamental partilha o poder legislativo com 32 outros partidos políticos, na sua maioria do seu próprio campo.

-0- PANA FAA/BEH/MAR/IZ 17jan2019