Agência Panafricana de Notícias

Oposição interpela Tribunal Constitucional do Benin

Cotonou, Benin (PANA) - O partido da oposição “Les Démocrates” interveio junto do juiz constitucional sobre os resultados das eleições legislativas de 8 de Janeiro, soube-se esta sexta-feira de fontes próximas da formação política.

Segundo fontes próximas do partido, o pedido visa ordenar à direcção-geral das eleições que lhe forneça os resultados compilados dos 546 distritos do país.

No dia seguinte à proclamação dos resultados provisórios pela Comissão Eleitoral (CENA), este partido já rejeitou os números apresentados e prometido acionar o juiz contencioso.

Ao exortar os militantes "à calma e à serenidade", convidou-os a estarem prontos para qualquer palavra de ordem que se afigure adequada face à situação.

De acordo com os resultados publicados pela Comissão Nacional Autónoma Eleitoral e confirmados pelo Tribunal Constitucional, três partidos, dos sete em disputa, venceram as eleições legislativas de 8 de Janeiro no Benin.

São eles a União Progressista de Renovação (UPR, 53 cadeiras), o Bloco Republicano (BR, 28 cadeiras) e os Democratas (LD, 28 cadeiras).

Após a proclamação dos resultados pelo Tribunal, os partidos ou candidatos dispõem de 10 dias para interpor recurso. Os 109 deputados eleitos serão empossados ​​em 12 de fevereiro para um mandato transitório de 3 anos.

-0- PANA IT/JSG/MAR 20jan202