Agência Panafricana de Notícias

Oposição guineense desafia Presidente a revelar assassinos de Nino Vieira

Bissau- Guiné-Bissau (PANA) -- O Partido da Renovação Social (PRS, oposição), instou terça-feira o chefe de Estado da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, a revelar os nomes dos políticos envolvidos nos assassínios do Presidente João Bernardo "Nino" Vieira e do chefe das Forças Armadas, general Tagmé Na Waié.
Num comunicado a que a PANA teve acesso em Bissau, o PRS "exorta o Presidente da República a ter a coragem de transmitir, por canais apropriados, às autoridades judiciais, os nomes de políticos cúmplices no duplo assassínio de figuras emblemáticas do Estado guineense".
Para o PRS, lê-se no comunicado de imprensa, as útlimas afirmações de Malam Bacai Sanhá sobre o assunto "são no mínimo estranhas, não só por terem sido produzidas no estrangeiro, como também necessitam de um esclarecimento urgente por parte do Presidente guineense".
"Com esta forma hesitante de gerir o país, não se admira que apareçam vozes que, de forma indigna, profiram declarações inaceitáveis e grosseiras em clara ingerência nos assuntos internos do Estado guineense", diz ainda o comunicado do partido do ex-Presidente da Guiné-Bissau, Koumba Yalá.
Recentemente, em entrevista à revista "Jeune Afrique", o Presidente Malam Bacai Sanhá disse que "personalidades políticas estiveram envolvidas nos assassínios" do general Tagmé Na Waié e de Nino Vieira, nos dias 1 e 2 de Março de 2009, respectivamente.