Agência Panafricana de Notícias

Oposição exige regresso imediato de Presidente na Nigéria do Reino Unido

Abuja, Nigeria (PANA) – O Partido Democrático do Povo (PDP), principal partido da oposição na Nigéria, instou, quinta-feira, com o Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, para pôr termo à sua visita privada ao Reino Unido e regressar imediatamente ao país para fazer face à deterioração da situação de segurança.

O secretário nacional para a propaganda do PDP, Kola Ologbondiyan, declarou, num comunicado de imprensa, que a inação e a ausência do Presidente Buhari encorajam  terroristas e bandidos armados de Boko Haram a continuarem a dominar comunidades, provocando o caos e a violência contra cidadãos na Nigéria, incluindo em Katsina, o Estado de origem do próprio Presidente.

Buhari deixou a Nigéria a 25 de abril último, devendo em princípio regressar ao país domingo próximo.

O Presidente Buhari terá praticamente renunciado às suas responsabilidades, enquanto comandante em chefe, para continuar negócios privados inexplicados no estrangeiro, enquanto bandidos e insurgentes controlam a nação, mutilam, raptam e matam cidadãos impunemente, lê-se na nota.

A inação do Presidente Buhari encorajou insurgentes e bandidos a continuarem a dominar comunidades, semear o caos e matar cidadãos de Borno, de Zamfara, de Yobe, de Adamawa, de Gombe, de Taraba, de Kaduna, de Benue, de Kogi, no nordeste do país, e cidadãos de outros Estados,  incluindo Katsina, denunciou o PDP.

Enquanto o Presidente Buhari passeia no estrangeiro, bandidos tiveram um dia bem preenchido, pilhando comunidades no Estado de Katsina, assassinando várias pessoas e raptando o chefe do distrito de Daura, cidade natal do chefe do Estado, Musa Umar, sogro do seu adjudante de campo.

Bandidos invadiram as comunidades de Adamaoua, matando 26 Nigerianos inocentes, e vários outros nos Estados de Borno, Taraba, Benue e Zamfara (nordeste), onde bandidos terão igualmente atacado uma escola secundária pública para raparigas, em Moriki, e raptado alunas.

-0- PANA MON/VAO/ASA/JSG/MAR/DD 3maio2019