Agência Panafricana de Notícias

Oposição exige libertação de mais de 100 detidos políticos no Sudão

Cartum, Sudão (PANA) – O Mecanismo Sudanês para o Diálogo Nacional (SNDM, sigla em inglês) exige a libertação de mais de 120 reclusos políticos detidos para criar um ambiente propício à Conferência Nacional para o Diálogo, soube-se de fonte oficial.

A Conferência agrupa partidos representados no seio do Governo e os da oposição para examinar as crises política, económica e de segurança que conhece o Sudão, de acordo com a fonte.

Recentemente oficiais do Governo anunciaram não haver detidos políticos no país, depois da libertação de Mariam Al-Mahdi, presidente do Partido Nacional da Umma (NUP, oposição) e de Ibrahim Al-Sheikh, presidente do Partido do Congresso Sudanês (SCP).

Mas depois da libertação dos dois opositores, o SNDB entregou ao Presidente da República, Omar Al-Béchir, uma petição para obter uma graça a favor de 64 detidos políticos, noticiou a cadeia Al Shorooq (televisão por satélite), citando declarações feitas quinta-feira por Hassan Osman Riziq, um membro do NDM.

Riziq, membro do Movimento de Reforma Agora, acrescentou que a sua comissão entregou igualmente uma outra petição para a libertação de 62 detidos políticos.

Perguntou ao ministro sudanês do Interior e às autoridades encarregues da segurança do Estado se nenhum deles faz objeto de uma suspeita criminal.

Declarou que se estes detidos fossem capturados por suspeitas criminais, o NDM não estaria preocupado.

Mas se foram detidos por razões políticas, eles devem ser libertos como o estipula o roteiro de paz do diálogo nacional, frisou Riziq sublinhando que as duas petições supracitadas para a graça são extensivas igualmente aos movimentos rebeldes armados.

-0- PANA MO/MA/ASA/IS/SOC/MAR/DD 12set2014